Parque Natural Municipal da Mata Atlântica

Vista aérea do parque da cidade. Baía da Ribeira

O belíssimo cenário formado pelo mar de águas cristalinas cercado pelo paredão de montanhas e ilhas dominadas pelo verde da Mata Atlântica atraem turistas do mundo inteiro para a Baía da Ilha Grande. No entanto, este mesmo cenário sofre com ocupação desordenada de encostas, falta de atrativos turísticos na região central e baixa sinergia entre as unidades de conservação existentes e seu uso pelos cidadãos.

Entre as diversas tipologias de unidades de conservação da natureza, os Parques, têm o objetivo de estimular o contato das pessoas com as áreas naturais. Caminhadas, contemplação da paisagem através de mirantes, escaladas, vôo livre, … enfim seja qual for a combinação de atividades, num Parque, excursionistas, professores com seus alunos, turistas, moradores, vivem experiências que nos lembram da nossa dependência aos ciclos e elementos naturais.

Daí vem o lema dos Parques: conhecer para preservar. É esse espírito que norteou o Decreto nº 10.760, de 26 de dezembro de 2017, que criou o Parque Natural Municipal da Mata Atlântica, ou simplesmente Parque da Cidade, unidade de conservação sob gestão administrativa do Instituto Municipal do Ambiente - IMAAR, e que possui três claros objetivos: ordenamento do solo, preservação ambiental e desenvolvimento do ecoturismo.

O Parque da Cidade abrange as terras altas de toda a elevação que domina o Centro de Angra dos Reis com seu limite correndo sobre os morros da Carioca, Sto Antonio, Cx Dágua, Carmo, Peres, Glória, e da Cruz, seguindo por cima do Encruzo, Enseada, Retiro, Ribeira, Vila Velha, Praia Grande, Bonfim e Colégio Naval.

Já se encontra em fase de elaboração, o Plano de Manejo, que é o estudo de implantação e administração do Parque e que define vários aspectos como traçado de trilhas e mirantes; estruturas de administração, de visitação e praticas esportivas; áreas a serem reflorestadas; atividades permitidas; e viabilidade economica para sua implantação e manutenção.

Nosso grande desafio é transformar o Parque da Cidade, em mais um atrativo turístico de Angra dos Reis, com geração de emprego e renda, integrada com a conservação da biodiversidade, despertando ainda, o sentimento de pertencimento da população e de seus visitantes.

A logomarca

A escolha foi feita por votação popular no site da Prefeitura de Angra dos Reis.

Considerações da logomarca:

As Identidades Visuais do PARQUE DA CIDADE/Parque Natural Municipal da Mata Atlântica foram criadas a partir das seguintes premissas: Criatividade, adequação e rigor técnico.

A marca, aqui, se inspira na paisagem, buscou-se traduzir de maneira figurativa o contexto do Parque. De uma sobreposição de formas surgem as montanhas... mar e mão se fundem... e a mensagem se apresenta: é imperativo preservar e cuidar do parque e das pessoas. A mão acolhe, dá suporte e, ao mesmo tempo, dá leveza.

O círculo representa o todo, é uma forma arquetípica que simboliza o sol, a terra, a lua, o universo. Está diretamente ligado à natureza.

A tipologia, toda em caixa alta com bordas arredondadas, tem ótima legibilidade. As serifas, presentes apenas na parte superior das letras, equilibra os conceitos de tradição e modernidade.

As cores laranja/terra, azul/água e verde/floresta são vivas, atraentes e conferem frescor e dinamismo à marca.

Cinturão Verde