Na última semana, a Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, através da Secretaria do Meio Ambiente, realizou uma agenda de oficinas públicas do Plano de Manejo do Parque da Cidade.
Entre os dias 8 e 11, participaram da ação moradores, representantes das associações dos bairros, profissionais de turismo e representantes de grupos esportivos. Durante os encontros, foram realizadas oficinas participativas, que explicavam o Parque da Cidade e sua função. Além disso, a população pode contribuir com opiniões sobre a criação do espaço e tirar suas dúvidas. Finalizada esta etapa, será iniciado o processo de criação do conselho gestor da área.
O Parque Natural Municipal da Mata Atlântica, conhecido como Parque da Cidade foi criado através de um decreto, em 2017, e o Plano de Manejo é o documento que vai definir o seu funcionamento.
O Parque possui área superior a 1.110 hectares, envolvendo o território dos seguintes bairros: Enseada, Encruzo da Enseada, Morro da Cruz, Morro da Glória 1 e 2, Morro do Peres, Morro do Carmo, Morro da Caixa D’Água, Morro do Santo Antônio, Morro do Abel, Morro do Bulé, Colégio Naval, Bonfim, Praia Grande, Vila Velha e Retiro. É uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, estabelecida pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).
Para mais informações sobre o Parque, a equipe do Departamento de Projetos e Conservação Ambiental está disponível através do telefone (24) 3368.4435 e do e-mail sdus.dpcam@angra.rj.gov.br