A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, através da Secretaria Executiva de Meio Ambiente, vai promover, na próxima semana, uma agenda de oficinas públicas do Plano de Manejo do Parque da Cidade.
Os encontros têm o objetivo de envolver a comunidade do entorno do Parque Natural Municipal da Mata Atlântica, conhecido como Parque da Cidade. Eles servirão para ouvir da população sua expectativa sobre o empreendimento e esclarecer dúvidas.
O Parque da Cidade foi criado através de um decreto, em 2017, e o Plano de Manejo é o documento que vai definir o seu funcionamento.
O parque possui área superior a 1.110 hectares, envolvendo o território dos seguintes bairros: Enseada, Encruzo da Enseada, Morro da Cruz, Morro da Glória 1 e 2, Morro do Peres, Morro do Carmo, Morro da Caixa D’Água, Morro do Santo Antônio, Morro do Abel, Morro do Bulé, Colégio Naval, Bonfim, Praia Grande, Vila Velha e Retiro. É uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, estabelecida pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).
Entre os objetivos do parque estão a proteção de encostas em função de riscos geológicos e geotécnico; a preservação do bioma Mata Atlântica, a proteção dos mananciais de água e o desenvolvimento do turismo ecológico.

Programação das Oficinas
8 de abril (segunda)
19h – Teatro Municipal Dr. Câmara Torres
Comunidades envolvidas: Abel, Carioca, Carmo, Santo Antônio 1, Caixa D’Água e Santo Antônio 2

9 de abril (terça)
19h - Escola Municipal Francisco Pereira Rocha (Morro da Cruz)
Comunidades envolvidas: Morro da Glória 1, Morro da Glória 2 e Morro do Peres

10 de abril (quarta)
19h – Escola Municipal João Moreira (Enseada)
Comunidades envolvidas: Encruzo da Enseada, Retiro, Enseada e Praia da Ribeira

11 de abril (quinta)
19h – Escola Municipal Maria Hercília (Vila Velha)
Comunidades envolvidas: Tanguá, Praia Grande, Bonfim, Figueira e Vila Velha